Vitrectomia é um procedimento cirúrgico pelo qual o vítreo é removido em um olho e substituído, geralmente com um gás ou líquido. Este procedimento é usado para o tratamento de diversas doenças oftalmológicas, como descolamento de retina, tromboses venosas, hemorragia vítrea e buraco macular.
A cirurgia precedida por um exame oftalmológico, seguido por uma série de procedimentos pré-operatórios. A internação geralmente ocorre no dia da cirurgia, e os pacientes não devem comer ou beber no mesmo dia, exceto em circunstâncias excepcionais.
Na maioria das vezes, a cirurgia é realizada sob anestesia local, sempre em ambiente apropriado composto por equipamentos sofisticados. O procedimento é realizado por meio de três ou quatro microincisões, permitindo o uso de minúsculos instrumentos como pinças, tesouras, pontas de laser e sondas. Em certos casos, com instrumentos minúsculos, não são necessários suturas ao final do procedimento.
Ao final do procedimento, o paciente retorna ao centro cirúrgico com as bandagens e geralmente recebe alta no mesmo dia e/ou no dia seguinte. Dor moderada é comum, e parte ou toda a recuperação da visão é lenta, dias ou semanas após a cirurgia.
Se for necessário o uso de gás ou óleo de silicone intraocular, o paciente pode apresentar distúrbios visuais enquanto estiver no olho. As viagens aéreas não são recomendadas por 10 a 20 dias ao usar gás. A prescrição de medicamentos deve ser mantida conforme indicação médica.
O time do Hospital do Ver passará as orientações necessárias para uma melhor recuperação, restrições médicas, possíveis sobre local, atividade física, restrições, possíveis anormalidades e retorno às consultas, que serão fornecidas no pós-operatório.
A vitrectomia traz grande benefício aos pacientes com alterações da retina e vítreo. A tecnologia é uma aliada da medicina para oferecer sempre os melhores tratamentos e acelerar a recuperação.
CONTATO
Fale conosco
Sabemos que seu caso é urgente!